BENEFÍCIOS DA CEBOLA

Cebola

A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.

Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da ação dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, Ferro e Cálcio e vitaminas do Complexo B e vitamina C.

É indicada para abrir o apetite, regulariza enfermidades do estômago, é ótima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo), intestino e,é ainda, diurética.

O caldo de cebolas fervido, e com mel, é eficaz contra resfriados, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também depura o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protetores contra infecção, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. Essas propriedades, entretanto, se perdem quando a cebola é cozida.

Ótima contra cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, ela corta hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o suco de cebola é muito bom para as picadas de aranhas, abelhas e vespas, enfim, de insetos em geral. A cebola também é um excelente preventivo do enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.

A cebola não apresenta grandes problemas para sua compra. Os únicos cuidados são: verificar sua consistência, uniformidade e brilho da casca.

Para evitar irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta colocar na ponta da faca um pedaço de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos), ou então, coloque a cebola na geladeira por uns 10 minutos, ou ainda, molhe-a em água fervente.
Seu período de safra é de setembro a março.

Cem gramas de cebola fornecem 39 calorias.

· A cebola é um alimento muito utilizado como tempero.
· Possui um formato oval com casca de cor alaranjada. Internamente é composta por camadas.
· Possui um sabor forte e ácido.
· É rica em flavonóides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante.
· Possui também sais minerais, tais como: ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio.
· Apresenta as vitaminas C e do complexo B.
· Entre os meses de setembro a março ocorre o período de safra. Porém, encontramos cebola durante o ano todo.
· Apresenta, aproximadamente, 40 calorias para cada 100 gramas.
· Sua origem é o continente asiático.
· Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de sopas, suflês, patês e purês.
· A cebola é uma boa aliada para melhorar o funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. E mais promove o bom funcionamento do aparelho circulatório e renal e reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago.
·
· Os benefícios da cebola deve-se a presença de substâncias quercitina, um agente antioxidante. Daí a sua ação em auxiliar na redução do colesterol e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). Participa, também, na redução da pressão arterial e evita a formação coágulos sangüíneos.
· Outra substância encontrada na cebola é a olerícola. Trata-se de uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, evitando assim os entupimentos das artérias.
· A cebola crua
· O consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves.
· Por outro lado o consumo da cebola crua melhora o equilíbrio da flora intestinal e reduz o risco do aparecimento do câncer do colo retal.

Realça o sabor dos alimentos

A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo. Apesar de sua pequena importância nutricional como fonte de vitaminas e sais minerais, apresenta propriedades terapêuticas comprovadas, como a proteção contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminuição do nível de glicose no sangue e proteção contra a arteriosclerose.É um bulbo, provavelmente originário da Ásia Central, tendo sido cultivado na Índia e China desde tempos remotos, sendo muito apreciado na Grécia, Roma e Egito antigos. É uma Aliácea, assim como o alho, a cebolinha e o alho porró.

Os benefícios da cebola

"Entre quem come o equivalente a uma cebola durante a semana, a probabilidade de desenvolver um câncer qualquer chega a ser 14% menor", revela em entrevista à SAÚDE! a pesquisadora Carlotta Galeone, que, com seus colegas do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, avaliou ficha médica por ficha médica de centenas de voluntários, divididos, é claro, em duas turmas — a dos avessos à cebola e a dos que encaravam comê-la crua. Não foi por acaso que fizeram a comparação.

Eles queriam avaliar os benefícios da hortaliça para a saúde, uma vez que a cozinha de seu país usa e abusa do ingrediente.

Já existiam, é bem verdade, estudos ligando seu consumo à diminuição do risco de tumores de estômago, intestino e próstata. Os cientistas de Milão, porém, expandiram essa visão. Na sua amostragem, não só esses, mas todo tipo de tumor era mais comum no primeiro grupo — o dos sem-cebola.

Outra descoberta dos italianos: a proteção parece ser proporcional às porções ingeridas. Assim, duas cebolas semanais são suficientes para derrubar em 56% o perigo do câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins. E aqueles que comem com gosto muitos anéis distribuídos pela salada do almoço e do jantar, em quantidade correspondente a uma cebola inteirinha por dia, estão ainda mais resguardados. "Aí, as chances de câncer colorretal são 56% menores e o de boca, 88%", assegura Carlotta.

E não foi só isso o que a ciência confirmou nos últimos tempos.

Sabe-se que a cebola dificulta a ação das bactérias, inclusive as causadoras da cárie e dos distúrbios gástricos, além de atuar contra fungos que provocam micoses, amenizar os sintomas da asma, combater inflamações e diminuir os riscos de trombose e aterosclerose. Um dos últimos trabalhos reafirmando essas qualidades é assinado pelo Ministério da Agricultura do governo da Austrália. Porcos com dieta rica em gorduras tiveram seus índices de triglicérides reduzidos em 15% quando a cebola foi incluída no cardápio.

O próximo passo, agora, é descobrir qual seria a melhor cebola para uma vida mais longa e saudável. Ora, são mais de 600 espécies! À primeira vista todas são parecidas do ponto de vista nutricional, reunindo numa só rodela cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B — principalmente B1 e B2 — e vitamina C.

Na prevenção de doenças, o poder de fogo dos membros da vasta família Alliaceae pode variar — ou nem tanto.

Apesar de consumirmos menos cebolas do que os italianos, nós, brasileiros, estamos acostumados ao seu paladar. A cebolinha verde, por exemplo, muito usada como tempero, é tida como um broto de cebola, quando é mais uma variedade dela. Cebola ou cebolinha, o bulbo pode ir para a panela ou para a saladeira — "assim como as folhas de algumas variedades", acrescenta Valter Rodrigues Oliveira, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças da Embrapa, com sede em Brasília. — "assim como as folhas de algumas variedades", acrescenta Valter Rodrigues Oliveira, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças da Embrapa, com sede em Brasília.

O médico Edson Credídio, que é diretor da Associação Brasileira de Nutrologia, recomenda consumir o vegetal cru, já que o calor do cozimento ou da fritura destrói seus compostos benéficos. A Embrapa está desenvolvendo uma variedade de cebola isenta de substâncias que provocam choro e mau hálito, mas é provável que a novidade não produza tantos bons efeitos. Então, encare o bafo, o ardor e as lágrimas com alegria. Tudo pode ser uma questão de treinar o paladar para sabores picantes.

Fonte: Revista Saúde

A cebola e seus benefícios no uso medicinal

Tem ação carminativa, digestiva, tônica, afrodisíaca como chá, é desobstruente das vias respiratórias, anti – séptica para a garganta , combate a gripe e funciona como expectorante. Ingerida crua por alguns dias, promove uma boa desintoxicação do organismo, combate o reumatismo, a artrite e elimina o ácido úrico, O sumo da cebola crua é muito utilizado pela medicina natural com os mesmo propósitos.


Como funciona: além de ser rica em vitaminas C, a cebola contém compostos orgânicos sulfurados que possuem ação antimicrobiana -daí sua indicação para resfriados. Já a adenosina, outra de suas substâncias, ajuda a melhorar o fluxo sangüíneo, dando uma força para quem sofre de problemas circulatórios. A espécie também está cheia de flavonóides, capazes de proteger as artérias do acúmulo de colesterol.Hipertensos: podem utilizá-la como tempero nas saladas, substituindo o sal, para garantir todos os seus princípios ativos, o melhor é consumí-la crua.

Beneficios da Cebola, Cebola possui um mau hálito necessário

Quando se ouve falar em cebola a primeira coisa que vem à mente é o mau hálito e ardor seguido por lágrimas, quando se corta. São mais de 600 espécies. A cebolinha verde – muito utilizada como tempero – é tida como um broto da cebola, e assim como a cebola mais comum podem ir para a panela ou para uma travessa de salada. Toda a imagem ruim da cebola deve ser relevada, pois o seu consumo é extretamente eficaz para a saúde.

É uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais, todos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além das vitaminas C e E, no bulbo contém flavonóides, destacando-se as antocianinas – importante na prevenção da degeneração das células dos mamíferos e humanos – e a quercetina – que possui uma potente atividade antioxidante, isto é, aquela capacidade de anular os radicais livres, as moléculas que prejudicam as células.

Ela também é rica em compostos enxofrados, que fazem parte do seu óleo essencial e que actuam sobre as vias respiratórias, melhorando a expectoração.Existem estudos comprovados de que os componentes nutricionais da cebola diminuem o risco de tumores de estômago, intestino e próstata, dentre outros.Sabe-se que a cebola atua contra fungos que provocam micoses e também dificulta a ação das bactérias, dentre elas as causadoras de distúrbios gástricos e de cáries. Ameniza também os sintomas da asma, diminui os riscos de atesclerose e de trombse, além de combater inflamações no organismo.

O Ministério da Agricultura do governo australiano revelou recentemente que porcos que tiveram uma dieta rica em gorduras obtiveram um decréscimo de 15% em seus índices de triglocerídeos quando a cebola foi incluída em suas refeições.Desta maneira, o recomendado é ingerir – ao menos – duas cebolas semanalmente. Com isso, consegue-se reduzir em 56% o perigo de câncer de laringe, em 43% o de ovários e em 25% o de rins.
Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)

A cebola é diurética, anti-reumática, estimulante geral, anti-séptica, digestiva, anti-trombose, hipoglicemiente, vermífuga, hipnótica suave, anti-inflamatória, expectorante e hipo-colesterolêmica, olha quantos e diferentes benefícios a cebola nos traz.

A Cebola reduz o açucar no sangue

Quanto maior a ingestão de cebola, menor o nível de glicose encontrado durante os testes de tolerância oral ou intravenosa de glicose. Evidências experimentais e clínicas sugerem que dissulfureto de alilo propilo é responsável por este efeito e reduz os níveis de açúcar no sangue, aumentando a quantidade de insulina disponível.

Este resultado é um aumento na quantidade de insulina disponível para introduzir a glicose nas células, causando uma redução do açúcar no sangue.Além disso, as cebolas são uma boa fonte de cromo, o componente mineral na tolerância à glicose, uma molécula que ajuda as células a responderem adequadamente à insulina. Uma xícara de cebola crua contém mais de 20% do valor diário deste importante mineral.

A Cebola é fonte de Cromo

A Cebola é uma fonte rica de cromo, o mineral que ajuda as células do tecido a responder adequadamente aos níveis de insulina no sangue, assim, ajuda a facilitar a ação da insulina e os níveis de açúcar no controle do diabetes.

A Cebola promove a saúde cardiovascular

O consumo regular de cebolas pode, como alho, reduzir níveis elevados de colesterol e pressão arterial elevada, o que ajuda a prevenir a aterosclerose e doença cardíaca, e reduzir o risco de ataque cardíaco ou enfarte. Estes efeitos benéficos são provavelmente devido aos compostos das cebolas 'enxofre, o cromo e as suas vitamina B6, que ajudam a prevenir doenças cardíacas ao reduzir níveis elevados de homocisteína, um outro fator de risco para ataques cardíacos e enfartes.

A Cebola Promove a Saúde gastrointestinal

O consumo regular de cebolas, tão pouco como duas ou mais vezes por semana, está associado a um risco significativamente reduzido de desenvolver cancro do cólon. As cebolas contêm um número de flavonóides, o mais estudado, a quercitina, denotou uma capacidade para impedir o crescimento de tumores em animais e para proteger as células do cólon dos efeitos prejudiciais de certas substâncias que causam cancro. Cozinhar as carnes com cebola podem ajudar a reduzir a quantidade de substâncias cancerígenas produzidas quando a carne é cozida com métodos de calor elevado.

A Cebola protege contra o cancro

Comendo cebola e alho frequentemente pode ajudar a diminuir o risco de vários tipos de cancros comuns.Consumir mais cebola reduz o risco de contrair em 84%, o cancro da cavidade oral e faringe, 88% de redução do risco de cancro de esófago, 56% menor risco para o cancro colorectal, 83% redução do risco de cancro de laringe, 25% redução do risco de cancro de mama, 73% redução do risco de cancro do ovário, 71% menor risco de cancro de próstata e 38% menor risco para o cancro de células renais, em comparação com aqueles indivíduos que comem menos cebolas.

Da mesma forma, aqueles que comem o alho frequentemente viram uma redução de mais de 39% do risco de contrair o cancro da cavidade oral e faringe, 57% redução do risco de cancro de esôfago, 26% menor risco para o cancro colorectal, 44% redução do risco de cancro de laringe, 10% menor risco de cancro de mama, 22% redução do risco de cancro de ovário, 19 % de redução de risco para cancro de próstata, e 31% menor risco para o cancro de células renais, em comparação com aqueles indivíduos que comem menos de alho.

A Cebola promove a saúde óssea

Um composto recém-identificado na cebola com o nome longo e complexo de gama-glutamil-L-trans-S-1-propenil-L-cisteínasulfóxido, GPCS, para abreviar, inibe a atividade dos osteoclastos (células que destroem o osso). As cebolas podem ser especialmente benéficas para mulheres que estão em maior risco de osteoporose como as que atravessam a menopausa.

A Cebola tem acção anti-inflamatória e anti-bacteriana

Existem diversos agentes anti-inflamatórios nas cebolas que as tornam úteis na redução da severidade dos sintomas associados a doenças inflamatórias, tais como a dor e o inchaço da osteoartrite e artrite reumatóide, a resposta inflamatória alérgica da asma, e os congestionamentos respiratórios associados com o resfriado comum.

Ambas as cebolas e alhos contêm compostos que inibem a lipoxigenase e ciclooxigenase (as enzimas que geram prostaglandinas inflamatórias e tromboxanos), reduzindo assim consideravelmente a inflamação. Os efeitos antiinflamatórios da cebola são devidos não só à sua vitamina C e quercitina, mas para outros componentes activos chamados isotiocianatos. Estes compostos trabalham sinergicamente para aliviar a inflamação. Além disso, quercitina e flavonóides encontradas nas cebolas trabalham com vitamina C para ajudar a matar as bactérias nocivas.